segunda-feira, 13 de maio de 2019

Autoavaliação


A autoavaliação pode induzir ao erro devido ao fator psicológico, isso ocorre até mesmo com indivíduos experientes e entendedores do assunto. Na análise do progresso, existe a diferença entre retenção hídrica, acúmulo de gordura e aspecto da musculatura. No qual o corpo pode apresentar mudanças instantâneas na aparência por causa da alimentação, hidratação, estresse, horas de sono, viagens. Por exemplo, dietas low carb costumam provocar um físico flat, isto é, musculatura murcha, parecerá lisa e menor devido à pequena quantidade de glicogênio no músculo. Já o físico full se define pelos músculos volumosos. Esse é o visual desejado em cima do palco. Porém, para conquistá-lo é necessário um baixo somatório de dobras, pequena quantidade de água no tecido subcutâneo e musculatura turgida de glicogênio e água. A primeira característica é obtida em um processo em longo prazo por meio de déficit calórico, enquanto as outras são respostas agudas (isto é, em curto prazo). .
Na semana antecedente à competição são realizadas manobras visando o físico desejado, que pode envolver manipulação de sódio, água, carboidrato, treino e fármacos. 

A chave é estar com os milímetros das dobras cutâneas em níveis baixos. Dessa maneira, não será necessário um protocolo agressivo de finalização, portanto, dependendo da condição do físico, várias manobras usuais não serão realizadas. Um ponto interessante acerca disso é a semana final da maioria dos atletas naturais, que não seguem a estrutura de finalização comum no meio do fisiculturismo. A justificativa se baseia na retenção de líquidos causada pelos esteroides anabolizantes e peptídeos, o que valida a desidratação pré-campeonato mesmo seguindo a recomendação de suspensão dos recursos ergogênicos ao se aproximar do dia da competição. 

#arlindosdiet
#dobrasnaoenganam 
#nutricionista 
#nutricaoesportiva 
#antropometrista 
#nutrition 
#nutricao 
#bodyfat 
#naturalbodybuilding 
#bodybuilding 
#fisiculturismo 
#fitness

sábado, 11 de maio de 2019

Nutrient timing

O processo evolutivo da nutrição é muito interessante. Atualmente, alguns indivíduos até riem de métodos de outrora, porém é preciso entender o que era disseminado na época. Um exemplo clássico é o consumo imediato de um shake após a última série do treino. No qual, embora hoje as evidências apontem a desnecessidade, julgava-se como o padrão antigamente. 

Em relação ao tema, seguem trechos do livro "Nutrient Timing" de John Ivy & Robert Portman, 2004.

“Os quarenta e cinco minutos imediatamente após o exercício é a janela metabólica de oportunidade” 

“A janela metabólica está aberta por um curto período de tempo após o exercício. De fato, em poucos minutos após você parar de se exercitar, ela começa a fechar”


"Ingerir mais nutrientes fora da janela metabólica não produzirá os mesmos resultados"
.
#arlindosdiet
#nutricionista
#nutricaoesportiva 
#nutrition 
#nutrição 
#antropometrista 
#bodybuilding 
#naturalbodybuilding 
#fisiculturismo 
#fitness 
#nutrienttiming 
#postreino

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Necessidade de shake pós-treino?

Recado: simplesmente coma! A estratégia de shake pós treino imediato e uma refeição sólida 30~40 minutos depois não é necessária. Foi fundamentada no conceito de uma janela anabólica de curta duração. As evidências atuais apontam para um período mais prolongado e sobretudo uma maior importância da ingestão diária total. Pode-se, então, poupar a dose de proteína em pó para um outro horário (ou não). 

Procure um nutricionista para lhe ajudar.
.
#arlindosdiet 
#nutricionista 
#nutricaoesportiva 
#antropometrista 
#bodybuilding 
#naturalbodybuilding 
#fisiculturismo 
#postreino 
#shake 
#nutrition

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Planejamento de aumento de massa magra

Quando se fala em protocolos que visam o aumento da massa magra, a elevação da gordura corporal é esperada, porém o intuito é minimizá-la através de um plano alimentar estruturado.  Em relação a isso, um dos principais erros nessa fase é: descontrole calórico, isto é, grande superávit calórico por um longo período, gerando excessivo acúmulo de gordura (medido por meio dos milímetros das dobras cutâneas). O que não favorece a informação visual (a avaliação do shape é prejudicada), além de influenciar negativamente o balanço hormonal e comprometer a fase de cutting (ao necessitar de mais tempo para baixar o percentual de gordura).
.
Você precisa de um segundo par de olhos. Procure um nutricionista. .
#arlindosdiet
#nutricionista 
#antropometrista 
#nutricaoesportiva 
#nutrition 
#avaliacaofisica 
#bodyfat 
#bodybuilding 
#naturalbodybuilding 
#fisiculturismo 
#bulking 
#offseason

Juan Morel utilizou uma dieta baixa em gordura

Nesse vídeo da @official_rxmuscle , o fisiculturista Juan “Diesel” Morel (@juandieselmorel) explana sobre a sua nova estratégia dietética para o guru Dave Palumbo (@huge285). Morel falou que era habituado a um plano alimentar com uma quantidade maior de lipídios. Todavia, ele fez uma grande redução em sua recente preparação, ao seguir uma dieta bodybuilding padrão low fat, isto é, com a gordura como subproduto das fontes proteicas. O resultado foi bastante satisfatório, pois ele foi o vencedor do Arnold Classic South America 2019. A título de curiosidade:  Morel se tornou profissional sendo acompanhado por Palumbo, que é um coach conhecido por recomendar uma dieta mais alta em gordura (inclusão de ovos inteiros, óleo de macadâmia, pasta de amendoim, azeite, amêndoas, castanhas, nozes, fontes proteicas com teor de lipídio mais elevado). .
#nowitsaparty
.
#ifbbpro
#ifbbprofessionalleague
#bodybuilding 
#lowfat 
#arnoldclassicbrasil 
#nutricionista 
#nutrition 
#nutricaoesportiva 
#antropometrista 
#arlindosdiet 
#naturalbodybuilding 
#dobrasnaoenganam 
#fisiculturismo

Faixa de referência de milímetros de dobras cutâneas

Acredito que esses dados possam guiar atletas e futuros atletas, principalmente no período competitivo. No qual o objetivo é estar pronto para o campeonato, sem a necessidade de grandes manobras na semana final.  As avaliações podem servir como ferramenta para o ajuste do planejamento nutricional. Porém, é importante ressaltar que a informação visual não depende somente dos milímetros das dobras cutâneas, pois o desenvolvimento da musculatura, grau de densidade muscular e quantidade de água no tecido subcutâneo influenciam fortemente na aparência física.
.
ps: A faixa de referência para fisiculturistas femininas está em construção.
.
#dobrasnaoenganam
#arlindosdiet 
#nutricionista 
#antropometrista 
#nutrition 
#nutricaoesportiva 
#bodybuilding 
#naturalbodybuilding 
#bodyfat 
#avaliacaofisica 
#precontest 
#fisiculturismo

quarta-feira, 27 de março de 2019

Sabirila

Quando avalio o físico do paciente sempre aponto as características para uma boa estrutura corporal. Dentre elas, existe a proporção de membros, isto é, parte superior e inferior do corpo com um bom desenvolvimento muscular. Evita-se (nos homens), o famoso “sabirila” (termo disseminado pelo grande professor @waldemarguimaraes), que significa: pernas de sabiá + tronco de gorila.


A orientação do avaliador precisa ser ainda mais incisiva naqueles indivíduos que já apresentam uma desproporção e estão em uso de esteroides anabolizantes. Tendo em vista que, segundo Cunha (2004), a administração de testosterona ou seus derivados aumenta, em diferentes proporções, a massa muscular das regiões superior e inferior do corpo. No homem, os músculos peitorais e os dos ombros apresentam maior resposta aos hormônios androgênicos do que os músculos dos membros inferiores (Hamilton, 1948). 

#arlindosdiet 
#nutricionista 
#nutricaoesportiva 
#antropometrista 
#avaliacaofisica 
#bodybuilding 
#naturalbodybuilding 
#nutrition

segunda-feira, 18 de março de 2019

Dobra teimosa: uma tendência?


Como se pode visualizar na imagem: segue outro exemplo que corrobora com a afirmação de Fry et al, pois a dobra subescapular foi a que apresentou a maior espessura na avaliação realizada no fisiculturista Alexandre Pamplona (@pamplonabodybuilder) pelo prof. João Moura do site treino em foco (@treinoemfoco).

Ao refletir sobre o conceito “dobra teimosa” no meio do fisiculturismo masculino, nota-se que, apesar da individualidade na distribuição de gordura corporal, existe uma tendência da dobra subescapular ser a maior dentre as demais. Portanto, é interessante o aumento do número de avaliações antropométricas em fisiculturistas. Desse modo, pode-se criar um padrão, além de comparar as medidas coletadas com o desempenho do atleta.

Embora o somatório de dobras não seja um dos parâmetros avaliados pelos árbitros, a informação visual gerada pela espessura das dobras cutâneas é preponderante. Pode, também, funcionar como registro para o atleta em casos de falhas na finalização, no qual o físico mesmo com baixa quantidade de gordura corporal não fica com a aparência ideal no dia da competição. 

#dobrasnaoenganam 
#arlindosdiet 
#nutricionista 
#nutrition 
#antropometrista 
#nutricaoesportiva 
#avaliacaofisica 
#bodyfat 
#bodybuilding 
#naturalbodybuilding 
#fisiculturismo

quinta-feira, 14 de março de 2019

A dobra teimosa - hipótese

Ao procurar entender o motivo do maior acúmulo de gordura na região das costas, vemos que segundo Fry et al: isso parece ser comum em homens por causa da distribuição androide, correlacionada com fatores hormonais. Em razão disso, o local abaixo da escápula é uma das últimas regiões a baixar no processo de definição. Como já relatado, a maioria dos artigos que avaliam dobras cutâneas em fisiculturistas corroboram com essa afirmação.
.
Bem interessante! 

Dobras cutâneas em fisiculturistas

Mais um estudo com fisiculturistas na qual a dobra subescapular apresenta mais milímetros que as demais (isto é: região de maior acúmulo de gordura corporal). Os atletas foram avaliados antes da pesagem oficial, ou seja, estavam praticamente prontos para a competição. Nesse artigo foi utilizado o protocolo Jackson & Pollock, que apontou uma média de 5,4%. Caso fosse o protocolo Faulkner, o percentual seria de aproximadamente 9,3%. Por este motivo, preferível analisar individualmente as dobras e o somatório. Quanto à somatotipologia, a mesomorfia também foi predominante nesse artigo, uma característica do esporte em questão. 

Divaga-se sobre um padrão ideal de milímetros em cada dobra cutânea para estar no ponto de uma competição de fisiculturismo. Pois, apesar de muitos equívocos, a semana de finalização não é para reduzir gordura, mas sim manipular o volume de água e glicogênio. No entanto, ainda não se tem esse padrão, talvez seja interessante criar para induzir os atletas a apertarem mais a dieta com o objetivo de chegar na competição com o menor somatório de dobras possível, ao invés de apostar todas as fichas na semana final com abuso de diuréticos, sauna e banho de imersão. .