terça-feira, 8 de janeiro de 2019

A gordura queima numa chama de carboidrato?


Comenta-se bastante sobre a relação de dietas baixas em carboidrato e oxaloacetato, principalmente ao recorrer à frase: a gordura queima numa chama de carboidrato. Entretanto, precisa-se saber detalhadamente o processo bioquímico e as refutações dessa famosa afirmação. Dessa forma, ao analisar todas as vertentes, pode-se filtrar com maior embasamento.

Geralmente, omite-se a informação de que oxaloacetato pode ser gerado a partir de aspartato e asparagina e que o ciclo de Krebs não cessa a sua atividade. Essa omissão pode ser considerada tendenciosa, já que essa falta normalmente é cometida por críticos ferrenhos das dietas baixas em carboidrato. A famosa frase disseminada por muitos anos se refere à velocidade do ciclo e sua eficiência, portanto, não diz que inexiste queima de gordura sem carboidrato. Segue abaixo trecho do meu TCC sobre esse assunto:
.
A elevação da quantidade de Acetil-CoA causada pela degradação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos ativa uma enzima chamada piruvato carboxilase, cuja atividade desta enzima permite regular a velocidade do ciclo do ácido cítrico. A piruvato carboxilase ativada deriva o piruvato proveniente de carboidratos ou de alguns aminoácidos para síntese de oxaloacetato, no qual se trata de um intermediário do ciclo que é um fator limitante da oxidação do Acetil-CoA pelo ciclo. Pois a quantidade gerada de Acetil-CoA necessita que seja condensado com oxaloacetato para dar início ao ciclo. (MARZZOCO,1999)
.
A taxa de formação desse intermediário determina o fluxo de oxidação do Acetil-CoA, pois é o substrato da primeira reação do ciclo. Em ocasiões onde a gliconeogênese é mais ativada, como no jejum, exercício e restrição glicídica, ocorre um desvio da quantidade de oxaloacetato do ciclo. Em razão disso, a fim de impedir que os níveis desse substrato diminuam demasiadamente e consequentemente provoque uma parada do ciclo de Krebs, a enzima piruvato carboxilase, carboxila o piruvato gerando oxaloacetato suficiente para suprir a demanda do ciclo do ácido cítrico e gliconeogênese. (MARZZOCO,1999)
.
Em relação a isso, existe uma famosa frase: a gordura queima numa chama de carboidrato. A justificativa para essa afirmação é de que a depleção de carboidrato na dieta pode deixar oxaloacetato em níveis inadequados, consequentemente, reduzir-se-ia o catabolismo de gordura. (MCARDLE, 2006). Contrariando essa afirmação, Robergs e Roberts, 2002, refutaram a frase colocando que músculo, gordura e carboidrato queimam numa chama de aminoácidos. Pois, quando os níveis de glicogênio muscular e glicemia são baixos, a incorporação dos esqueletos de carbono dos aminoácidos no ciclo de Krebs é importante para manter as concentrações dos intermediários e, portanto, uma alta taxa de respiração mitocondrial. (MANNINEN et al, 2004)

#low carb
#nutricao
#ketodiet

Nenhum comentário:

Postar um comentário