Existe uma estratégia prática formulada por Nate Miyaki. O autor elaborou um esquema com base na relação de resistência à insulina com a gordura corporal. Dessa maneira, através do percentual de gordura, o planejamento nutricional é traçado (com foco principal no consumo de carboidrato).
- > 25% BF = low carb diet seria a melhor opção.
- 12 - 25% BF = começar reintroduzindo carboidrato lentamente, talvez 0,75 - 1g/lb de massa corporal magra. E espalhar essa quantidade nos períodos onde a sensibilidade à insulina está mais alta (em torno do treino e desjejum).
- < 10% BF = Além da atenção aos momentos de maior sensibilidade à insulina, o carboidrato deve ser parte consistente da dieta para este público. Algo no tradicional: alta quantidade de proteína, consumo moderado a alto de carboidrato, menor quantidade de lipídios (sendo mais como um subproduto das fontes proteicas). Proteína de 1 - 2g/lb de massa corporal magra.
Embora seja plausível, existem cuidados a serem pontuados como a escolha da equação de estimativa do percentual de gordura corporal, a necessidade de análise dos parâmetros bioquímicos (principalmente a insulina basal) e montagem do planejamento com base não apenas no BF, mas também nos dados obtidos na anamnese. De qualquer forma, avaliar frequentemente a composição corporal é bastante benéfico para saber como está o progresso, preferencialmente por dobras cutâneas, porque dobras não enganam.
"Se você for obeso, low carb diet é a melhor maneira de ir reduzindo a gordura corporal. As pesquisas mostram que a melhor abordagem para este público para melhorar sensibilidade à insulina e perder gordura é através de low carb. Uma vez que você estiver magro, terá mais opções dietéticas. "
"Se a sensibilidade à insulina do individuo é baixa, a ingestão de carboidrato deve ser reduzida. Caso esteja alta, a ingestão de carboidrato deve ser alta. Se estiver no meio termo, os glicídios devem ser moderados e direcionados."
Resumindo: ↑ sensbilidade à insulina = + carboidrato
↓ sensibilidade à insulina = - carboidrato
Resumindo: ↑ sensbilidade à insulina = + carboidrato
↓ sensibilidade à insulina = - carboidrato
O motivo da recomendação de low carb diet se deve aos valores reduzidos de insulina sérica em indivíduos seguindo essa estratégia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário