terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Fase de perda de gordura corporal


(texto de 18 de maio de 2018)

Cutting 2014 - 72~73 kg
.
Vale a pena relembrar, pois cutting não deve ser frequente para praticantes de musculação que não utilizam esteroides anabolizantes.

Pude pôr em prática meu conhecimento, indo de encontro a alguns preceitos: ao fazer keto diet, pouca suplementação (dois suplementos de baixo custo), treino pesado, pouco cardio, sem hormônios exógenos, sem clenbuterol, sem efedrina, sem ioimbina, sem termogênico gringo, apenas doses baixas de cafeína por um período. Para aquele momento, obtive, julgo eu, um bom resultado. Obviamente, hoje, quase quatro anos depois, buscaria um físico melhor. Já que procurei aumentar meu conhecimento e também pela evolução física ao seguir, principalmente, as normas do powerbuilding, progredindo as cargas nos movimentos básicos (marcas atuais 1RM, sem contar peso da barra: 180kg Agachamento, 140kg Supino, 170kg Lev. Terra). No que concerne à estratégia dietética adotada: até hoje, existe um debate sobre o uso de dieta cetogênica em comparação com estratégias low fat (no qual se preserva a ingestão de carboidrato). No geral, precisa-se saber realmente o que está fazendo, desde qual protocolo keto vai seguir, os ajustes a serem feitos durante o planejamento, a atenção aos efeitos adversos, estar ciente do impacto no físico: perda de água, reserva baixa de glicogênio resultam no que se chama de "flat", músculos menores, menos densos e vascularização menos aparente. Em relação a esse estado, altera-se o aspecto através de mudanças na ingestão de carboidrato, porém necessita-se de cuidado para evitar o que se chama de "transbordamento", que causa piora na informação visual.

Apesar de ter feito dieta cetogênica, ter estudado a respeito para dar origem ao TCC, eu não segui o caminho tortuoso da carbofobia, nem julgo determinado protocolo como "o melhor". Apenas acendeu a luz do questionamento sobre as diretrizes, com o intuito de disseminar (ainda mais) as dietas com teor de carboidrato menor que 45% como mais uma opção na mão do nutricionista, com todo respaldo científico. A utilização ou não é dependente de diversos fatores a serem julgados pelo profissional de nutrição.

#naturalbodybuilding #nutricao #nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário