Ouso afirmar que a dieta Atkins é, dentre as inúmeras dietas, a mais conhecida não somente pelos profissionais de saúde mas também pela sociedade em geral. Desde a primeira publicação nos anos 70, essa estratégia dietética se tornou conhecida por grande parte da população, principalmente, por aqueles cujo objetivo era perda de peso.
Os livros são de domínio público e de fácil acesso, por conta disso ficam sujeitos a reproduções equivocadas e interpretações errôneas. Um exemplo é que essa estratégia ficou conhecida também como dieta da proteína, no qual foi taxada como radical e insalubre. No entanto, as outras fases da dieta Atkins foram deliberadamente esquecidas, o que não reproduz fielmente o protocolo.
O intuito desse post não é advogar a favor dessa estratégia, apenas informar sobre o assunto, já que existem vários seguidores dessa dieta. Além disso, esse protocolo é reproduzido em muitos artigos científicos justamente pela metodologia de divisão em fases.
Obviamente, muitos dos conceitos existentes no livro precisam ser filtrados e individualizados. Além disso, não serão todos os que se beneficiarão do protocolo recomendado por Atkins.
Segue abaixo trecho do meu TCC, no qual eu explico um pouco sobre esse protocolo.
A Dieta de Atkins é dividida em quatro fases, que são: indução, perda de peso continuada, pré-manutenção e manutenção. A primeira etapa consiste na redução drástica da ingestão de carboidrato, aproximadamente 20 gramas diárias por 15 dias. O autor justifica que essa etapa é fundamental para o progresso no objetivo, pois induz a um estado de cetose nutricional, que é o aumento da produção de corpos cetônicos. Subsequentemente, entra-se na fase de perda de peso continuada, cuja duração depende da meta a ser atingida. Ao concluir o objetivo chega-se à fase de pré-manutenção, onde se eleva a ingestão de carboidrato para 100g diárias, em razão disso permite-se introdução de alimentos ricos em hidratos de carbono. Por fim, a última etapa é a manutenção do peso corporal, na qual a quantidade de carboidrato a ser ingerida é variável por estar relacionada ao perfil metabólico de cada indivíduo.
#atkinsdiet
#dietaatkins
#lowcarb
Nenhum comentário:
Postar um comentário