quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

GOMAD diet


Acredito que, provavelmente, em meio ao atual momento de terrorismo nutricional e demonização de alimentos, essa “dieta” seria veementemente escrachada por causa do alimento em destaque, não pela ausência de individualidade. Porém, a título de curiosidade, julgo interessante descrever brevemente esse método conhecido como GOMAD (Gallon Of Milk A Day), na tradução literal: galão de leite por dia. .

O objetivo é o excedente calórico através de calorias líquidas (no caso, por meio do leite integral) devido a maior facilidade na ingestão e digestão. O público alvo é aquele indivíduo muito magro, com reduzido volume muscular e dificuldade para ganho de massa corporal. Essa dieta foi disseminada nos fóruns de musculação, com relatos positivos entre os usuários no que tange ao ganho de peso, mas também com queixas de outros quanto ao aumento no percentual de gordura. .

Em termos óbvios, a adição de um galão de leite integral (correspondente a aproximadamente 3,8 litros, ou seja, quase quatro caixas de leite UHT ao dia) provoca um superávit calórico, por se tratar de um acréscimo ao plano alimentar.  Os adeptos dessa “dieta” costumavam dividir em quatro tomadas de 1 litro, sempre após as refeições. Desse modo, assemelha-se à utilização de suplementos hipercalóricos, pois têm basicamente o mesmo propósito por serem densos energeticamente.
.
Originalmente, a “dieta” impõe a ingestão de um galão, entretanto surgiram vertentes descendentes a exemplo da ingestão de metade do que é preconizado, de forma a gerar melhor adesão e superávit calórico menos agressivo.
.
Particularmente, eu não tenho conhecimento sobre a origem detalhada desse método, porém o estímulo ao consumo de leite por levantadores de peso é bastante antigo. E por muito tempo foi a base dos planos alimentares de fisiculturistas, como nos anos 70, antes das primeiras proteínas em pó. 

De qualquer maneira, essa “dieta” está dentro de um panorama generalizado. Com isso, a individualidade é negligenciada já que a quantidade de carboidrato, gordura e proteína do plano alimentar não é conhecida, apenas tem conhecimento sobre a adição do galão de leite. Além disso, não são todos os indivíduos que têm capacidade gástrica para aderirem a essa “dieta”. O resultado pode ser bastante desagradável principalmente no que concerne a composição corporal, devido ao excedente calórico agressivo que favorece o aumento na adiposidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário