quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Esteroides Anabolizantes Androgênicos

Effects of Anabolic Androgenic Steroids on the Reproductive System of Athletes and Recreational Users: A Systematic Review and Meta-Analysis

Conclusão da revisão sistemática: A maioria dos usuários de Esteroides Anabolizantes Androgênicos demonstrou hipogonadismo com níveis persistentemente baixos de gonadotrofina e testosterona, com duração de várias semanas a meses após a retirada. O uso de EAA resulta em efeitos profundos e prolongados no sistema reprodutivo de atletas e usuários recreativos e, potencialmente, na fertilidade.

---

Entende-se que a inibição do eixo hormonal causado pelo uso exógeno de hormônios provoca uma situação preocupante ao cessar a utilização. Vê-se níveis baixos de LH, FSH e testosterona por um longo tempo (3 a 6 meses, porém alguns indivíduos podem demorar mais ou até mesmo não retornar aos níveis basais). Por este motivo, o uso contínuo com alternância nas dosagens é o método mais comum no fisiculturismo, a fim de evitar o período pós-ciclo que é marcado por regressão no físico, abalo psicológico, perda de libido etc. Entretanto, a utilização constante por um período prolongado causará um quadro hormonal muito pior ao interromper o protocolo de EAA.

Uso exógeno de EAA aumenta os níveis séricos de testosterona, o que provoca feedback negativo no estímulo da produção hormonal endógena. Ocorre inibição do eixo com os valores zerados de LH e FSH. Nota-se redução no volume testicular, risco de ginecomastia, esterilidade*.

* Existe uma controvérsia em relação ao potencial estéril

FONTE: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28258581

Nenhum comentário:

Postar um comentário