terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Índice Glicêmico


Julgo que basear-se em Índice Glicêmico (IG) para o planejamento nutricional não é ideal, salvo em situações excepcionais, pois negligencia-se o efeito de uma refeição mista (carboidrato + proteína + gordura + fibras), além da variabilidade da resposta individual e a diferença no IG do mesmo alimento dependendo do método de cocção (ex: batata doce cozida vs batata doce assada).
.
Trata-se de um conceito antigo, isolado, que classifica o impacto dos alimentos na glicose sanguínea (mais especificamente na velocidade de elevação da glicemia, logo: quanto maior o IG, mais rapidamente eleva-se o nível de glicose no sangue). Embora tenha uma funcionalidade, principalmente, em situações pontuais, vê-se como paliativo em comparação à ingestão total de carboidrato no que concerne ao controle glicêmico. Quanto ao uso para perda de peso, não há superioridade das dietas com baixo IG em relação às de alto IG. É importante salientar que alimentos de baixo/médio índice glicêmico não devem ser, indubitavelmente, caracterizados como muito saudáveis, tendo em vista que a combinação bastante palatável de gordura + carboidrato interfere nesse parâmetro, a exemplo do sorvete, que apesar de ultra-processado, rico em açúcares, tem IG médio.
.

A aplicabilidade desse conceito está sujeita à análise de outros fatores, entretanto, não constitui uma regra engessada, mesmo que, por ventura, tenha sido uma recomendação irrefutável durante a graduação. Um fato engraçado sobre o assunto era que, em alguns anos atrás, em fóruns de musculação, a batata inglesa era abolida por causa do alto IG enquanto a batata doce era idolatrada. Sendo que não se atentava à quantidade de carboidrato por porção e, irredutivelmente, limitavam o consumo. Atualmente, essas “verdades” da época foram refutadas, entende-se, agora, que índice glicêmico e a questão de pico de insulina construíram o alicerce dos planos alimentares do meio do fisiculturismo/fitness, o que contribuiu para a significativa monotonia alimentar nas dietas de fisiculturistas.

#arlindosdiet
#nutricionista
#naturalbodybuilding
#indiceglicemico
#carboidratos
#bodybuilding

Nenhum comentário:

Postar um comentário