terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Por que fazer uma avaliação física?


É importante ter um parâmetro para fins comparativos, além de auxiliar na base de um planejamento como também nos ajustes a serem realizados. Apesar da possibilidade de notar as mudanças corporais através do espelho, roupas e impressões alheias, deve-se estar ciente que não existe uma segurança plena. Tendo em vista que, por muitas vezes, perdemos a capacidade de julgar como está o físico por nos olharmos constantemente, atrela-se ao fator psicológico afetado, principalmente, quando estamos em restrição calórica. Além disso, necessita-se de feeling para diferenciar variações básicas como flutuações no volume hídrico, glicogênio e gordura corporal.

Em relação às roupas, alterações sutis na composição corporal podem passar despercebidas e consequentemente induzir uma frustração. Ademais, existem outros aspectos que, por ventura, irão ludibriar a auto-avaliação como período menstrual e constipação intestinal. No que tange às impressões alheias, refiro-me às opiniões de leigos, ou seja, indivíduos sem o feeling para avaliar um físico, em razão disso, não irão emitir um comentário preciso, além da possibilidade de extrapolação da realidade devido a um laço afetivo com o avaliado. .

Por esse motivo, uma avaliação física realizada por um profissional capacitado é necessária a fim de nortear o progresso. É muito mais que, simplesmente, um percentual no laudo final, mas sim toda a análise dos milímetros das dobras, circunferências corporais e diâmetros ósseos. Cujo objetivo é traçar o perfil físico atual do paciente, portanto, ilude-se quem afirma somatotipo sem uma avaliação prévia.

#dobrasnaoenganam

#isak
#antropometria
#nutricao
#nutricionista
#antropometrista
#avaliacaofisica
#academia

Nenhum comentário:

Postar um comentário