sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Não faça bulk com alto percentual de gordura corporal



Não faça bulk com alto percentual de gordura corporal

Fluffy: estado pró-inflamatório devido ao excesso de gordura corporal; reduzida sensibilidade à insulina; redução dos níveis séricos de testosterona; menos síntese proteica. 

Lean: estado anti-inflamatório; maior sensibilidade à insulina; melhores valores sanguíneos de testosterona; mais síntese proteica.  

É comum em praticantes de musculação, a perda da capacidade em se autoavaliar, seja no período de cut (déficit calórico) ou bulk (superávit calórico). Por isso, torna-se necessário outro par de olhos para avaliar o físico de maneira correta, condizente com a real informação visual. Em relação a esse ponto, existe o erro de indivíduos com alto percentual de gordura (BF) em objetivar um planejamento nutricional focado no aumento de massa magra. Todavia, como apontado na imagem, o ambiente é desfavorável, o que pode comprometer a proporção de ganho de músculo e gordura. Além de influenciar negativamente o ambiente hormonal e perfil lipídico. Mesmo assim, existem aqueles que insistem nesse pensamento, com a premissa de que futuramente farão um planejamento de perda de massa gorda. Dessa forma, esquecem-se de que precisará de um período mais prolongado em déficit calórico, isso significa que a sua massa muscular estará em uma "grelha" por mais tempo. Consequentemente, o resultado final não agradará ao praticante tendo em vista a perda de volume.

Através de exames laboratoriais e avaliação física, o nutricionista mostrará o melhor caminho a ser seguido de acordo com o objetivo. Talvez tenha que ser feito o inverso do desejo do paciente. Entretanto, quando falamos principalmente de praticantes de musculação do sexo masculino, existe uma resistência pelo receio da perda de volume por ignorarem a qualidade muscular. Em razão disso, o nutricionista deve comentar sobre a melhor aparência física quando se está com baixo percentual de gordura do que com excesso de retenção hídrica e BF alto. O shape precisa estar bem sem o vestuário, desprender-se, então, da ideia fixa em ver as mangas apertadas na camisa polo.

Seguem as palavras do fisiculturista Fernando Sardinha: talvez seja mais bacana você ficar sequinho do que ficar muito volumoso sem tanto abdômen marcado. A pele meio feinha. Você vai à piscinona, vai apavorar muito mais.