segunda-feira, 13 de maio de 2019

Autoavaliação


A autoavaliação pode induzir ao erro devido ao fator psicológico, isso ocorre até mesmo com indivíduos experientes e entendedores do assunto. Na análise do progresso, existe a diferença entre retenção hídrica, acúmulo de gordura e aspecto da musculatura. No qual o corpo pode apresentar mudanças instantâneas na aparência por causa da alimentação, hidratação, estresse, horas de sono, viagens. Por exemplo, dietas low carb costumam provocar um físico flat, isto é, musculatura murcha, parecerá lisa e menor devido à pequena quantidade de glicogênio no músculo. Já o físico full se define pelos músculos volumosos. Esse é o visual desejado em cima do palco. Porém, para conquistá-lo é necessário um baixo somatório de dobras, pequena quantidade de água no tecido subcutâneo e musculatura turgida de glicogênio e água. A primeira característica é obtida em um processo em longo prazo por meio de déficit calórico, enquanto as outras são respostas agudas (isto é, em curto prazo). .
Na semana antecedente à competição são realizadas manobras visando o físico desejado, que pode envolver manipulação de sódio, água, carboidrato, treino e fármacos. 

A chave é estar com os milímetros das dobras cutâneas em níveis baixos. Dessa maneira, não será necessário um protocolo agressivo de finalização, portanto, dependendo da condição do físico, várias manobras usuais não serão realizadas. Um ponto interessante acerca disso é a semana final da maioria dos atletas naturais, que não seguem a estrutura de finalização comum no meio do fisiculturismo. A justificativa se baseia na retenção de líquidos causada pelos esteroides anabolizantes e peptídeos, o que valida a desidratação pré-campeonato mesmo seguindo a recomendação de suspensão dos recursos ergogênicos ao se aproximar do dia da competição. 

#arlindosdiet
#dobrasnaoenganam 
#nutricionista 
#nutricaoesportiva 
#antropometrista 
#nutrition 
#nutricao 
#bodyfat 
#naturalbodybuilding 
#bodybuilding 
#fisiculturismo 
#fitness

sábado, 11 de maio de 2019

Nutrient timing

O processo evolutivo da nutrição é muito interessante. Atualmente, alguns indivíduos até riem de métodos de outrora, porém é preciso entender o que era disseminado na época. Um exemplo clássico é o consumo imediato de um shake após a última série do treino. No qual, embora hoje as evidências apontem a desnecessidade, julgava-se como o padrão antigamente. 

Em relação ao tema, seguem trechos do livro "Nutrient Timing" de John Ivy & Robert Portman, 2004.

“Os quarenta e cinco minutos imediatamente após o exercício é a janela metabólica de oportunidade” 

“A janela metabólica está aberta por um curto período de tempo após o exercício. De fato, em poucos minutos após você parar de se exercitar, ela começa a fechar”


"Ingerir mais nutrientes fora da janela metabólica não produzirá os mesmos resultados"
.
#arlindosdiet
#nutricionista
#nutricaoesportiva 
#nutrition 
#nutrição 
#antropometrista 
#bodybuilding 
#naturalbodybuilding 
#fisiculturismo 
#fitness 
#nutrienttiming 
#postreino

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Necessidade de shake pós-treino?

Recado: simplesmente coma! A estratégia de shake pós treino imediato e uma refeição sólida 30~40 minutos depois não é necessária. Foi fundamentada no conceito de uma janela anabólica de curta duração. As evidências atuais apontam para um período mais prolongado e sobretudo uma maior importância da ingestão diária total. Pode-se, então, poupar a dose de proteína em pó para um outro horário (ou não). 

Procure um nutricionista para lhe ajudar.
.
#arlindosdiet 
#nutricionista 
#nutricaoesportiva 
#antropometrista 
#bodybuilding 
#naturalbodybuilding 
#fisiculturismo 
#postreino 
#shake 
#nutrition