quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Claras x Ovos inteiros

Recordo-me de não compreender o motivo de usar apenas claras e descartar as gemas (ou utilizar em menor quantidade). Na época, a disseminação de conhecimento não era como atualmente. A maioria apenas reproduzia o que olhava nas dietas de fisiculturistas, com as quantidades de "eggwhite" nos planos alimentares americanos. Mas a dúvida pairava, principalmente, quando constava o seguinte na refeição: 8 claras + 2 ovos inteiros.

Qual o motivo dessa divisão?
Por que não apenas ovos inteiros? Já que na forma integral, têm-se mais proteína e um valor biológico maior. Além de ser mais palatável.

Isso está relacionado à meta calórica e de macronutrientes. Visa-se ingerir uma significativa quantidade de proteína com o mínimo de lipídio, por isso optam por um maior número de claras. 

Pode ser um problema (calórico) consumir ovos inteiros em grande quantidade em várias refeições, pois a quantidade de lipídio decorrente dessa escolha pode ultrapassar as necessidades (a depender do ratio) ou limitar a variedade de fontes alimentares ricas em gordura na dieta. Como existe uma tendência low-fat na maioria dos planos alimentares de fisiculturistas, as claras são mais utilizadas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário