quarta-feira, 19 de maio de 2021

A importância de pesar os alimentos


Para muitos, a utilização de uma balança de precisão beira à ortorexia. Entretanto, esse recurso reduz a margem de erro em um planejamento nutricional, tendo em vista a variabilidade das medidas caseiras e do conceito de porção (ou a falta dele). 

O famoso guru George Farah evidenciou essa importância quando obteve o resultado esperado com um de seus atletas de fisiculturismo. Após o campeonato, Farah se dirigiu à casa de seu pupilo. No local, ele constatou que não havia balança de alimentos na residência, ou seja, o atleta não estava pesando as refeições. Dessa maneira, não houve o controle adequado dos gramas dos alimentos, principalmente nos detalhes finais. Nos quais pequenos ajustes na manipulação energética podem passar despercebidos na base do olhômetro. 

Diante desse exemplo, talvez algumas pessoas infiram que apenas há necessidade em atletas. No entanto, a medição dos alimentos faz parte de todo plano alimentar quantitativo, a fim de ter noção do consumo, além de controlar e facilitar os ajustes posteriores na dieta. Obviamente, existem indivíduos com feeling aguçado, bom conhecimento de porção, volume de alimento, total de macronutrientes e são capazes de manipular a ingestão calórica sem precisar pesar os alimentos.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário